REGRAS

1- Da Desclassificação

» A infração de qualquer disposição dará o direito a organização da prova desclassificação e futuramente, recusar a participação do(s) infrator(s).
» Comportamento inadequado ou atentatório, degradação da fauna e flora locais, destruição de equipamentos e instalações pertencentes a organização, de terceiros, sabotagem, incorrerão na desclassificação da equipe inscrita à qual pertence o infrator, além da responsabilidade civil e criminal do ato.
» A troca de qualquer integrante da equipe competidora, ou mesmo realocação dos integrantes da equipe inscrita, com a prova em curso, incorrerá na desclassificação da equipe inscrita.
» Qualquer operação de resgate executada pela organização ou terceiros levará à desclassificação da equipe resgatada.
» Qualquer tipo de lixo indevidamente disposto incorrerá em penalização da equipe competidora com DESCLASSIFICAÇÃO.
» O uso de material não autorizado como mapas alternativos e afins, GPS, aparelho celular, relógio com GPS tipo Timex, incorrerá na desclassificação da equipe infratora.
» Acompanhamento de um guia, ou uso de mapas auxiliares implicará em desclassificação .
» A Utilização de qualquer meio de transporte seja de caráter animal ou motor não autorizado pela organização resultará na desclassificação de toda a equipe ou atleta(Solo);
» A equipe que passar pelos PC's com número inferior de componentes será desclassificada;
» A não participação de algumas das modalidades da prova implicará em desclassificação salvo situações de Pontos de Corte; onde a equipe ou atleta que sofrer um ponto de corte; apenas será automaticamente passado para a última colocação.
» Tumultuar o trabalho no PC implicará em desclassificação;
» A equipe e ou o Atleta (solo) que não respeitar a fila nos PC's e AT's serão desclassificadas;

2 - Dos Cortes

» Quando o competidor ou as equipes não passarem pelos PC's na correta seqüência serão desclassificados, salvo quando levado corte.
» A assinatura da equipe, picote ou resposta dos PC's virtuais (conforme prova) nos PC's será obrigatória e de inteira responsabilidade do capitão da equipe, isentando o fiscal de PC da cobrança da assinatura. A equipe que não assinar, picotar ou responder as perguntas nos devidos PC's, mesmo sendo reconhecida após o resultado pelo fiscal de PC sofrerá um corte no final da apuração e penalizado com 60 minutos. A assinatura do capitão só será aceita quando todos os competidores estiverem juntos quando houver PC para assinar.

3 - Das Modalidades

3.1 - MTB

3.1.1 - Obrigatório a utilização do Capacete;
3.1.2 - Será permitido a troca de bicicleta tendo em vista possíveis defeitos; observando que o número de identificação deverá contar na bicicleta trocada;
3.1.3 - Obrigatório o uso do número de identificação na bicicleta;

3.2 - ATIVIDADES AQUÁTICAS

3.2.1 - Uso obrigatório de colete e capacete durante todas as atividades que envolvam meio líquido;
3.2.2 - Sempre será permitido a portagem visando a segurança do competidor. Entenda-se portagem como pequenos desvios fora do rio, lagoa, represas etc.

CARTÃO DE PICOTE

- Cada erro de picote será acrescido de 20 minutos ao tempo total de prova;
- Picote no espaço errado(e não corrigido no local adequado), controles não picotados (em branco), desalinhados, borrados, serão considerados erros.
- O competidor é responsável por marcar corretamente o próprio cartão que usa.
- O atleta tem a oportunidade de errar 03 vezes podendo realizar as correções no espaço reservado para tal no próprio cartão de picote, conforme demonstra a área delimitada pelo circulo, na figura abaixo. Um competidor que tentar ganhar vantagem marcando incorretamente será desclassificado;
- Os picotes no cartão devem mostrar claramente que o competidor visitou todos os pontos de controle;
- O competidor que perder o cartão de controle, omitir um picote ou visitar os pontos de controles na ordem errada será desclassificado;
- O competidor que perder o cartão de controle ou sua carta(mapa), SERÁ PENALIZADO com o acréscimo ao tempo total de prova o valor referente de 20 minutos por ponto de controle.

- Dos Percursos

Os percursos já foram percorridos e testados estão de acordo com a habilidade dos competidores de cada modalidade. Os Percursos exigirão, um alto nível de concentração ao longo da corrida, leitura detalhada do mapa, e freqüente tomada de decisão.
A extensão dos percursos foi medida em linha reta, da partida, passando pelos pontos de controle, até a linha de chegada; salvo no caso das obstruções fisicamente intransitáveis (cercas altas, lagos, precipícios etc.), áreas proibidas e rotas balizadas;
Serão usados em parte pontos de controle diferentes para os percursos de INICIANTE e EXPEDIÇÃO.

- Disposições Gerais

» Outras penalidades não contidas neste regulamento mas executadas comprometendo o andamento e resultado da prova , serão julgadas pela organização sem direito a apelação.
» As equipes e atletas serão vistoriadas na entrada para a área de largada na falta de itens obrigatórios o atleta ou equipe não poderá largar até que o equipamento seja apresentado;
» Poderá ocorrer vistorias durante a prova a qualquer momento, ocorrendo a falta de equipamento referente a etapa da prova a equipe ou atleta será desclassificado;
» Esclarecimento das citadas serão feitos no Briefing ou via email;
» Para efeito de classificação além da hora de chegada, o critério será o último PC assinado quando os competidores não conseguirem completar a prova e ou o GPS TRACK do site ADVENTURE MAG, caso todas as equipes que estiverem na ponta estejam utilizando este equipamento; contudo é importante destacar que a classificação na prova poderá ser independente da classificação no RBCA que segue regras específicas.

• RECURSOS
»Em caso de incompreensão ou mesmo descontentamento com qualquer determinação da organização em relação a qualquer membro da equipe inscrita, ou entre as equipes, deverá o capitão apelar da decisão e, se possível, anexar provas e relatos com testemunhas à apelação.
A apelação deverá ser preenchida de próprio punho pelo capitão da equipe solicitante, assinada por seus integrantes que estejam de acordo com ela e pelas testemunhas citadas e entregue a organização ou fiscais da prova, no máximo 2 horas após o pronunciamento da organização que gere tal inconformismo.
Após este tempo e se não houver manifestação de inconformismo, fica entendido a concordância para com a decisão da organização.
Haverá uma comissão julgadora para apurar a apelação; tal comissão será composta por dois atletas de categorias diferentes e sem nenhuma ligação pessoal com os envolvidos e escolhidos pela organização; mais um membro da organização que terão voto de peso 1 para cada um.
Caso a comissão julgadora não aprove a apelação não haverá novo recurso.
A EQUIPE PODE SER PENALIZADA ATÉ MESMO APÓS O RESULTADO.

• DESISTÊNCIA

Em caso de pedidos de desistência das equipes já inscritas e confirmadas não será devolvida em nenhuma hipótese o valor da inscrição, podendo haver a transferência a outros que queiram participar .
Esta transferência deverá ser comunicada e formalizada a organização da prova por escrito e assinado por ambas as partes.
Se a equipe competidora durante a prova resolver desistir e não se dirigir imediatamente à Organização, fiscais da prova ou Pcs mais próximo, comunicando formalmente a desistência, a Organização não se responsabilizará por qualquer queixa ou incidente que possa vir à acontecer a essa. Sendo ainda a equipe ou competidor obrigado(a) a arcar com os custos (R$1500,00) referentes ao acionamento da equipe de resgate para este fim. Além de ser indeferido a sua inscrição na outra etapa e em outras possíveis competições do estado de Minas Gerais.

• IDENTIFICAÇÃO E CARTÃO DE RESGATE
Todos os integrantes da equipe competidora deverão, obrigatoriamente, usar ininterruptamente o número de identificação oficial da prova, camisas iguais, identificador distribuído pela organização.

- PREMIAÇÃO

>> Haverá Troféu temático e medalhas para os primeiros colocados de cada categoria;
>> Somente terá direito a premiação de troféu e medalha os atletas ou equipes que estiverem presentes no dia e local da premiação.

• DIREITO DA ORGANIZAÇÃO
A organização se reserva no direito de adiar ou cancelar as atividades da Prova, mudar o percurso ou encerrar as atividades durante a prova por qualquer motivo que seja, pertinente à segurança e a integridade das pessoas, dos ambientes naturais e/ou urbanos. Sem Ônus para a mesma .
• Uso da Imagem
BIKER MINAS organizadora do Evento terá direito a utilizar e reproduzir todas as imagens fotográficas e de vídeo produzidas durante a prova, premiação e briefing, para uso comercial ou para a mídia.

ORGANIZADOR

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Strictu-sensu em Psicologia - Saúde Mental/UFSJ, Latu-sensu Treinamento Esportivo/UFMG, Graduado em Educação Física/UFV, Curso de MAPEADOR COM GPS, TRAÇADOR DE PERCURSOS, IOF Foot Adviser, participante da Clínica PAN-AMERICANA DE NÍVELAMENTO DE MAPEADORES e Arbitro formado pela CBO, Campeão Mineiro de Orientação Pedestre 2008 H35N, Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de 2008 na categoria H35N, Terceiro Colocado no Campeonato Mineiro de Orientação Pedestre 2009 na categoria H35B, Oitavo no Rk Brasileiro de Orientação Pedestre 2010 H35B, Prof. das disc. de Atividades Complementares Ecológicas, Esportes de Aventura, Treinamento Esportivo e Medidas e Avaliações; Coord. do curso de Educação Física UNIPAC/NEVES 2055 à 2008. Participação no programa GLOBO ESPORTE em Julho de 2003 no quadro: Aventuras no Cipó - Equipe Tabuleiro. Treinador de MTB, Ciclismo Corridas. Em 2001, treinador e Diretor Técnico da Equipe MAC CHEVROLET/ OFICINA DA BIKE/ ALBATROZ. De 2003 a 2006 treinador da equipe de Ciclismo da Academia Fórmula BH e Equipe Biker Minas de Moutain Bike e Corridas de aventura. Organizador de Travessias no complexo da serra do espinhaço e Eventos Esportivos

Seguidores